AEAIS participou da 14º reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo

AEAIS participou da 14º reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo

Em 07 de abril, a AEAIS representada pela presidente Engª Agrônoma Jumara Bocatto participou da 14º reunião do Conselho Consultivo da Sub-Região Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo, onde foi estabelecida pela Lei Federal 13 089 de 12/01/2015 – Estatuto da Metrópole – a obrigatoriedade de elaboração de Planos de Desenvolvimento Urbanos Integrados (PDUIs) para as Regiões Metropolitanas e aglomerados urbanos, devendo os municípios que compõe estas regiões adequar seus planos diretores a estas regras.

O PDUI é um instrumento legal de planejamento contendo diretrizes, projetos, programas e ações norteadores do desenvolvimento regional. Este plano deve convergir para o desenvolvimento equilibrado entre os municípios e seus diferentes atributos e vocações promovendo condições de igualdade entre os formadores do conjunto metropolitano.

Criada em 1973, a RMSP, composta por 39 municípios, foi reorganizada pela Lei Complementar 1139 de 16/06/2011. Esta região metropolitana tem um Conselho de Desenvolvimento normativo e deliberativo, cabendo, ainda, a cada sub-região um conselho consultivo quando necessário.

mapaSem Título

A Sub-região Sudoeste, composta pelos municípios de Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Juquitiba, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista, tem seu conselho consultivo denominado CONSULTI, que para produzir as propostas que deverão ser analisadas e compor o conjunto do PDUI, subdividiu a tarefa em temas prioritários e em grupos de trabalho específicos para propor as demandas metropolitanas.

 

Os Grupos de trabalho formados foram:

Desenvolvimento Econômico;

Desenvolvimento Social;

Mineração;

Meio Ambiente e Saneamento;

Mobilidade Urbana e Habitação

Em 07/4/2016 o Conselho Consultivo, CONSULTI reuniu-se para conhecer as propostas delineadas pelos grupos formados por técnicos dos municípios da sub-região sudoeste.

Da apresentação depreendeu-se a preocupação com o desenvolvimento local, com propostas cuja preocupação foi o crescimento econômico e social, passando pelo adensamento desordenado, questões de infraestrutura urbana como água, esgoto, drenagem, resíduos sólidos, passando pela formulação de novas vias de ligação e que podem gerar novos vetores de crescimento desordenado, indo até a mineração como fonte de emprego e receita municipal, além de permear pela agricultura da região que é responsável por boa parte da manutenção do cinturão verde da RMSP e pode garantir a proteção da água em quantidade e qualidade para matar a sede dos 22 milhões de habitantes da RMSP.

O grupo de Desenvolvimento econômico deverá apresentar suas propostas em tempo breve;

O grupo de Desenvolvimento Social apontou necessidades na área de segurança pública, segurança da mulher e de minorias, segurança alimentar, inclusão e capacitação de pessoas em moradia de rua, entre outras ações de ordem metropolitana.

Secretaria