Detecção de Aethina tumida em território nacional
O pequeno besouro das colmeias chega ao Brasil
Durante a atividade de forrageamento no campo, em busca de recursos alimentares, as abelhas transferem o pólen de uma planta para a outra, auxiliando na reprodução desses vegetais. São os principais agentes polinizadores na maioria dos ecossistemas mundiais, tanto em cenários naturais como em agrícolas. Esses insetos contribuem para a manutenção da variabilidade genética e para preservação da vida vegetal. Cerca de 88% das espécies de plantas com flores dependem de agentes polinizadores e na agricultura estima-se cerca de 70% de todas as culturas agrícolas.
A apicultura (criação de abelhas Apis mellifera) destina-se à produção de mel, própolis, pólen, cera, geleia real, apitoxina (veneno segregado pelas fêmeas da maioria das abelhas) e polinização agrícola. Esses produtos servem de matéria-prima para produtos farmacêuticos, alimentícios, cosméticos e para consumo in natura. O Brasil apresenta clima e flora favorável para produção. Atualmente o país é o oitavo maior exportador de mel do mundo em termos de volume e valor.
O pequeno besouro das colmeias, Aethina tumida, é um parasita de colônias de abelhas. É uma praga nativa da África, foi introduzida nos EUA, Canadá, México, Cuba, Austrália, Itália, dentre outros países. Foi relatado recentemente no Brasil. Apesar de considerada praga secundária na África, nos países que foi introduzida causa sérios problemas. Possui alta capacidade de dispersão ativa, podendo voar por vários quilômetros, o que facilita sua propagação. Quando ocorre infestações severas…Leia o texto completo acessando o link http://www.defesavegetal.net/so/6LKBSqTf?cid=13f30d3b-437d-5367-2134-060fa8c73d6f#/main